O campeão europeu, Simone Faggioli, lidera após a primeira das três subidas de prova que decorreu na tarde de sábado.


A zona da Serra da Estrela não diferiu da situação que se viveu um pouco por todo o País, com as condições atmosféricas a marcarem pela negativa um dia de sábado com muita chuva, algum nevoeiro e bastante frio, com os termómetros a assinalarem 7o na primeira subida de prova da Rampa Internacional Serra da Estrela, que hoje se realizou.

Segunda prova do Campeonato Europeu e terceira do Nacional, a rampa covilhanense teve hoje o seu primeiro dia de actividade, com três subidas de treinos - uma livre e duas cronometradas - e a primeira das três mangas de prova, das quais apenas contarão os dois melhores resultados por cada piloto.

Depois de se ter imposto na abertura do Europeu, na Áustria, o italiano Simone Faggioli demonstrou de forma evidente que está na Serra Estrela para conseguir mais um sucesso. O piloto oficial da Osella dominou de forma evidente os treinos e na primeira subida de prova deixou a concorrência a quase sete segundos: «Subir nestas condições é muito perigoso. Para mais, a viseira embaciou-se e tive algumas dificuldades de visão. Face às condições da prova, não podia fazer melhor», disse, à chegada, o campeão europeu em título.

Em termos nacionais, o melhor representante português foi António Nogueira (Porsche), também o concorrente mais rápido na categoria GT, com o terceiro tempo absoluto. António Barros (BRC CMOS) surge num excelente oitavo posto, impondo-se para já na categoria CM.

  António Nogueira

A competição termina na manhã de domingo, com mais duas subidas de prova, a primeira pelas 09h30 e a segunda pelas 11h30, esperando-se que as condições atmosféricas possam melhorar e contribuir para um maior nível espectacular da competição.

Classificação da primeira subida: 1.º S. Faggioli (Osella), 3m 02,863s; 2.º F. Bormolini (Reynard), a 6,946s; 3.º A. Nogueira (Porsche), a 10,716s; 4.º M. Svoboda (Lola), a 12,281s; 5.º R. Napione (Reynard), a 12,468s; 6.º O. Kramsky (Reynard), a 14,451s; 7.º V. Janik (Lola), a 16,955s; 8.º A. Barros (BRC), a 17,297s; 9.º B. Garcia (Dicode), a 17,297s; 10.º A. Zerla (Osella), a 18,172s; etc.