Era com grande expectativa que toda a gente aguardava a segunda prova do Europeu de Montanha, a Subida a EL Fito em Espanha. Este ano as coisas não correram da melhor forma. Ainda são poucas as informações, mas ao que pude apurar, depois de um dia de chuva, a estrada com bastante lama, alguns acidentes, o comportamento dos comissários de pista, o comportamento do publico (principalmente), e algumas recusas da organização, levaram a que a maioria dos pilotos que participam no Europeu não subissem.
Segundo adiantam alguns espectadores em fóruns espanhóis, desde acidentes em que os comissários não sinalizaram devidamente, e por mais de uma vez passaram pilotos por zonas de acidente sem qualquer sinalização pois os comissários abandonaram os seus posto e foram para junto do carro acidentado (um dos quais ia causando um acidente aos pilotos Pulic e Hilger os quais chegaram a zona acidentada e depararam com um carro acidentado, comissários e publico no meio da estrada.)
Outras situações, como o comportamento do publico, o qual já tinha sido referido por varias equipas no ano passado, a juntar a lama na estrada, e a recusa da organização em deixar os pilotos subirem para fazerem um reconhecimento a pista, fizeram com que quase nenhum piloto do "Europeu" subisse.
Assim que tivermos mais informações serão publicadas, mas desde já deixo o apelo ao nosso publico para que:
- Respeite as informações dos comissários e forças policiais
- Respeite as zonas de público e não ocupem zonas interditas
- Não se encoste aos rails de protecção
Este tipo de comportamentos por parte do público já provocou muitos incidentes e ao que ja podemos ver este ano em Espanha, muito graves, pois ja se fala no fim da prova espanhola. Não vamos dar motivos para que isso aconteça por cá.
FICA DE SEGUIDA ALGUNS EXEMPLOS DE PURA INCONSCIENCIA DO PUBLICO, E DE TUDO O QUE NÃO SE DEVE FAZER NUMA PROVA DESTAS. PUBLICO LITERALMENTE NO MEIO DA ESTRADA ENQUANTO PASSAM OS CARROS EM PLENA PROVA. PODEM DIZER QUE É NUMA RECTA, MAS UM A PEQUENA FALHA DO PILOTO OU DO CARRO E É UM DESASTRE CERTO PARA AQUELAS PESSOAS, QUE ACREDITO, NÃO TEEM A MINIMA CONSCIENCIA DO QUE FAZEM. SÃO COMPORTAMENTOS DESTES QUE FAZEM COM QUE ESTE TIPO DE PROVAS SEJA CADA VEZ MAIS RARO EM PORTUGAL E EM ESPANHA E QUE CADA VEZ SE REALIZEM NOS PAISES DE LESTE. O PUBLICO TEM QUE PERCEBER DE VEZ QUE, SE QUEREM VER OS CARROS E OS PILOTOS, TEEM QUE CONTRIBUIR PARA QUE TUDO CORRA BEM. É NATURAL QUE SE QUEIRA VER OS CARROS DE PERTO, MAS O PERIGO PESSOAL E PARA OS PROPRIOS PILOTOS É ENORME. DEPOIS DE VER ESTES VIDEOS, É DE COMPREENDER A RECUSA DE MUITOS PILOTOS EM TOMAR PARTE NESTA PROVA. POR FAVOR, NÃO TENHAM ATITUDES DESTAS NA SERRA DA ESTRELA OU EM QUALQUER OUTRA PROVA AUTOMOBILISTICA.
Vica a seguir o link para um video que demonstra o porque das queixas que já existiam no ano passado por parte de muitos pilotos e equipas quanto ao funcionamento e organização da prova espanhola. Em espanha, quando há um acidente, os comissarios são os primeiros a abandonar os seus postos e o publico inconsciente enche a estrada!!! O melhor é que ninguem fica a avisar os pilotos que vem a seguir. Inconsciencia pura por parte do publico e dos comissarios de pista.