Para ver os acessos de carro para alguns pontos da prova, passe com o rato por cima de "Acessos Carro" e as estradas mais transitáveis ficam assinaladas a Azul escuro. São caminhos de terra batida, que como é compreensível, não estão no melhor estado. Mas, na semana passada, fiz grande parte dos caminhos assinalados com o meu carro (um Coupe, baixo e com pneus de baixo perfil) e não bati em lado nenhum... Se outros carros começarem a tapar a estrada ao estacionarem, pode ficar difícil desviarmos de alguns sulcos...

Em relação aos acessos a pé, as alternativas são muitas, como podem ver em "Acesos A Pé". Aqui, só estão marcados os melhores caminhos, mas existem muitos mais, principalmente pequenos trilhos, que nos podem levar até quase todos os lados da rampa.

 


A todos os que pretendem ver esta rampa, o que podemos aconselhar é tentarem estacionar o carro o mais perto possível dos parques de assistência. Peçam ajuda às autoridades que estão nesses locais, que eles indicarão onde podem estacionar. Se vierem pelo lado das Penhas da Saúde, as alternativas não são muitas, sendo o ideal estacionar o carro nos diversos largos na recta perto da recta do parque de verificações e seguir a pé ou pela estrada de alcatrão ou pelo caminho assinalado na zona norte da Rampa.

Pelo lado da Covilhã, há mais alternativas, sendo a principal solução estacionar o carro na Covilhã e seguir a pé para um ponto qualquer da prova. Indo de carro, há que seguir pelo antigo estádio de futebol, junto ao parque de assistência, e continuar pelo caminho de terra assinalado no mapa. O caminho até às 7 Fontes, é o que está em melhor estado. Até à Rosa Negra, já nem todos os carro devem chegar!

Lembramos a todos, que os caminhos e os locais de estacionamento, depressa ficam ocupados, principalmente no Domingo, onde muitas vezes as 8h da manhã já é praticamente impossível parar e passar nesses caminhos.
Até ao momento, ainda não sabemos a que horas fecharão a estrada de alcatrão onde decorre a prova, mas pelo que se viu nos anos anteriores, pelas 6h da manhã deverá fechar, de modo a evitar que fiquem carros mal estacionados e contratempos de última hora.


É sempre de recordar, que a Rampa da Serra da Estrela - Cidade da Covilhã, decorre no meio de um Parque Natural. É fundamental que todos respeitem o meio ambiente, não deixem lixo na Serra, não façam fogueiras em locais pouco apropriados, não destruam a flora, nem perturbem a fauna!


Para manter a prova no campeonato europeu, é fundamental respeitar as regras de segurança que já aqui foram descritas, mas também que se respeite o meio ambiente, que já muito sofre e que nunca vamos querer ver esse "sofrimento" fique associado aos amantes deste desporto automóvel.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 . by Rui Peixeiro webdesign