Se existe aspecto pelo qual a Rampa Internacional Serra da Estrela é conhecida e apreciada pelos pilotos e equipas Europeias, é pela sua segurança, sendo mesmo considerada a mais segura de todo o Campeonato. Para isso muito tem contribuído o esforço da entidades organizadoras em melhorar a segurança do traçado, quer na qualidade do piso, da colocação de rails de protecção em quase toda extensão do percurso, no qual, em alguns locais tem rails triplos, na delimitação das zonas de publico, informação etc...

Nunca é demais apelar ao bom senso de todos aqueles que vêm ver a prova, pois por vezes o entusiasmo suplanta o bom senso, mas o que está em questão não é apenas a nossa própria segurança, a realização da prova também está em jogo. Durante toda a prova, os comissários da FIA estão bastante atentos ao que se passa, e o mau comportamento do publico pode ser razão para que deixe de existir prova, o que todos nos não queremos que aconteça.


Esta imagem que está no site da FPAK, ilustrativa para a segurança nas provas de Rali, pode ser exemplo do que se deve e não se deve de fazer em qualquer prova de automobilismo.

Aqui ficam os nosso conselhos para que tudo possa correr da melhor maneira quer para prova, quer para a segurança de cada um dos que assistem...

- Respeitem sempre as zonas de publico.

- Nunca se coloquem na parte exterior de uma curva. Basta uma travagem falhada para o desastre acontecer.

- Nunca atravessem a estrada durante o decorrer da prova.

- Nunca se coloquem encostados aos rails de protecção (Relembro que um acidente a muitas centenas de metros de distancia, no qual exista um embate nos rails, cria uma onda de choque através dos mesmo, o que é suficiente para projectar qualquer pessoa que se encontre encostado a eles. Existem muitos casos de pernas e braços partidos de pessoas que se encontravão encostadas aos rails, a muita distancia do local de acidente.)

- Respeitem sempre as instruções dos Comissários e dos Agentes de Segurança no local. Facilitem o seu trabalho.

- Quando um carro bater ou avariar, nunca saltem para o meio da pista a tentarem ajudar. Isso é função dos comissários. Lembrem-se de que o piloto que vem a seguir não espera encontrar gente no meio do traçado, e mesmo que tome conta disso, só vai abrandar se a pista estiver mesmo interrompida, de outra maneira, acreditem, eles não levantam o pé. (Lembrem-se de que para nós é um espectáculo, para os pilotos é um titulo que está em jogo, são os compromissos com os patrocinadores, etc, por isso eles não querem saber de atrasos nas subidas)

- Não atirem nada par a estrada. À velocidade que sobem, os carros podem projectar qualquer coisa que se encontre na estrada (pedra, lata, garrafa de água, etc) para o público. Mantenham a pista limpa para vossa segurança.

- Exemplo de má colocação do publico numa aparente zona segura ---- veja aqui   (numa zona lenta, Fausto Bormolini perde o controle e embate nos rails. Vejam o público, aparentemente estava seguro. Poderia ter existido muitos feridos naquele acidente)

- Outro Vídeo de mais um acidente ---- veja aqui  (mais uma curva lenta, mais uma travagem falhada. Reparem na projecção que os espectadores sofrem)

- Acidente de um BRC ---- veja aqui  (Mais uma travagem falhada, e mais espectadores feridos. Público mal colocado)

- Exemplo de público encostado aos rails --- veja aqui (para sorte dos espectadores, o embate foi fraco)

- Acidente de Jesus Bango no BRC ---- veja aqui (Mais uma travagem falhada e mais uma vez quem sofre é o público)

 

RESPEITEM AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 . by Rui Peixeiro webdesign